PPGFIL apresenta 3º Simpósio de Filosofia Antiga

Edição conta com o lançamento de um livro resultante da segunda edição do evento

por Lucas Meireles

O PPGFIL realiza, entre os dias 18 e 20 de Setembro, no Auditório Paulo Freire, no ICHS, o 3º Simpósio de Filosofia Antiga. O tema deste ano é “O Bem”.

Organizado anualmente pelos docentes do Departamento de Filosofia que atuam na linha de Filosofia Antiga e recepção, o evento reúne professores, pós-graduandos e pesquisadores de diversas instituições de ensino.

Na abertura desta edição ocorrerá o lançamento do livro “Poder, Persuasão e Produção de verdade: A Ação dos Sofistas,  que conta com a participação dos professores Francisco Moraes (DFilos), Cristiane Azevedo (DFilos), Admar Costa (DFilos) e Alice Haddad (DFilos). Lançado pela Editora Nau, a obra é fruto da segunda edição do Simpósio.

Um dos destaques da programação é o o minicurso do professor Marcus Reis (Departamento de Filosofia/UFF), com o tema “O bem além da essência: a metafísica erótica de Plotino”. O docente possui, ao todo, 18 trabalhos publicados sobre o filosofo grego.

O Simpósio conta com o patrocínio da FAPERJ e o apoio do PPGFIL-UFRRJ, do grupo de pesquisa Zétesis de Pesquisa e Filosofia Antiga e Tradição da UFRRJ, além do Laboratório OUSIA de estudos clássicos da UFRJ.

Confira a programação completa abaixo:

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Para consultar o caderno de resumo: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgfil/files/2018/09/caderno_de_resumos-III-simp%C3%B3sio-bem.pdf

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ

    Economia e Estatística Rural comemora 100 anos de cátedra no Brasil

    Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

    Ex-aluno de Belas Artes lança livro de fantasia

    A corrupção na ditadura: como foi?